Endoscopia

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta é um procedimento que tem por objetivo avaliar o esôfago, estômago e duodeno proximal. É realizado introduzindo um tubo flexível com uma câmera na ponta através da boca. É utilizado para avaliação do trato intestinal superior.

O exame é realizado com o paciente sob sedação que é administrada por especialistas do nosso Serviço de Anestesiologia, de forma a lhe proporcionar conforto e segurança durante a realização do mesmo.

Será orientado que faça um jejum de 12 horas antes do seu exame e que venha acompanhado pois não é permitido dirigir após a realização do exame.

Durante o exame é possível avaliar presença de hérnia de hiato, esofagite, úlcera, gastrite, doença Celíaca, duodenite, tumores, etc. Pode-se também realizar biópsias, polipectomias, mucosectomias, etc. É realizada para detecção de neoplasias e avaliações antes e após cirurgias do estômago. Faz parte da rotina pré-operatória de cirurgia bariátrica e pode ser útil no tratamento de suas complicações.

Sempre que houver biópsias ou retirada de algum material, este será encaminhado a um laboratório de patologia de nossa confiança.

Como em todo procedimento médico a endoscopia implica alguns riscos que apesar de raros incluem: flebites, sangramentos, dor abdominal, febre, perfuração, entre outros. Estaremos sempre à sua disposição para o tratamento de qualquer intercorrência.

O exame tem duração aproximada de 10 minutos. Após o término da endoscopia é necessário aguardar alguns minutos no setor de Endoscopia até a plena recuperação pós-anestésica (sedação). Você poderá se alimentar tão logo seja liberado para casa. Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe (2108-8888 / 2108-8860).

IMPORTANTE: os aparelhos de endoscopia são submetidos a rigorosa desinfecção após cada exame, de acordo com as normas técnicas em vigor, sendo preocupação constante da nossa equipe evitar a transmissão de doenças infecciosas

Para marcar seu exame ligue para 2108-8888 tendo em mãos a carteira do convênio e a solicitação médica da endoscopia ou venha pessoalmente ao Ultralitho Centro Médico (Av. Osmar Cunha, 415, Centro, Florianópolis).

Colonoscopia (Endoscopia Digestiva Baixa)

A colonoscopia é um procedimento endoscópico que tem como finalidade avaliar o seu intestino grosso e quando possível e necessário a porção final do seu intestino delgado (íleo distal). É realizado introduzindo um tubo flexível com uma câmera frontal através do ânus visualizando a mucosa colorretal e ileal. Deve ser realizado para avaliação de doenças do trato intestinal baixo bem como o rastreamento e tratamento de lesões pré-malignas e de câncer de cólon inicial.

O exame é realizado com o paciente sob sedação que é administrada por especialistas do nosso Serviço de Anestesiologia, de forma a lhe proporcionar conforto e segurança durante a realização do mesmo. Salientamos que a colonoscopia é um procedimento totalmente indolor.

Será orientada uma dieta para a véspera da data do seu exame. Para realização da colonoscopia é necessário que o seu intestino esteja limpo. Esta "limpeza" é feita com o preparo de cólon que é realizado ingerindo alguns líquidos (manitol) e medicamentos que lhe serão orientados quando da marcação do seu exame.

Durante o exame é possível realizar diagnósticos (como por exemplo: divertículos, colites, pólipos, etc) bem como algumas terapêuticas (polipectomias, mucosectomias, escleroterapia, etc). Ou seja, é possível remover pólipos e/ou lesões planas e deprimidas, estancar sangramentos, diagnosticar inflamações, entre outras. Sempre que houver biópsias ou retirada de algum material (ex: pólipos), este será encaminhado a um laboratório de patologia de nossa confiança.

Como em todos procedimentos médicos a colonoscopia implica alguns riscos que apesar de muito raros incluem: desidratação, flebite, sangramentos, perfuração, dor abdominal, febre, entre outros. Estaremos sempre à sua disposição para tratar qualquer tipo de intercorrência.

O exame tem duração aproximada de 20 minutos. Após a sua realização é necessário aguardar mais alguns minutos no setor de Endoscopia até a plena recuperação pós-anestésica (sedação). Você poderá se alimentar tão logo seja liberado para casa. Procure ingerir bastante liquidos. Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe (2108-8888 / 2108-8860).

IMPORTANTE: os aparelhos de colonoscopia são submetidos a rigorosa desinfecção após cada exame, de acordo com as normas técnicas em vigor, sendo preocupação constante de nossa equipe evitar a transmissão de doenças infecciosas.

Para marcar seu exame ligue para 2108-8888 tendo em mãos a carteira do convênio e a solicitação médica da colonoscopia ou venha pessoalmente ao Ultralitho Centro Médico (Av. Osmar Cunha, 415, Centro, Florianópolis).

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE)

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um exame que tem por objetivo avaliar e tratar doenças (ex: cálculos, tumores) nas suas vias biliares (fígado) e pâncreas de forma minimamente invasiva evitando-se cirurgias de grande porte. Permite a realização de papilotomia, retirada de cálculos, biópsias, colocações de próteses, dilatações, drenagem de infecções na bile (colangite), etc. A CPRE é realizada com a introdução de um endoscópio (duodenoscópio) através da sua boca e posicionado no seu duodeno para poder acessar sua via biliar. É injetado contraste iodado nas vias biliares e realizado radiografias para avaliação da mesma. Suas principais indicações são: cálculos no canal da bile (colédoco), colangite, pancreatite biliar, diagnóstico e tratamento de tumores pancreáticos e das vias biliares.

É necessário realização de consulta pré-anestésica e avaliação clínica com médico endoscopista previamente à realização da CPRE para orientações sobre o procedimento. É necessário suspender medicamentos anti-coagulantes (AAS, marevan, ticlid, etc) previamente sob orientação de seu médico-assistente.

Este procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral administrada por especialistas do nosso Serviço de Anestesiologia, de forma a lhe proporcionar conforto e segurança durante a realização do mesmo.

Como em todos os procedimentos médicos a CPRE implica alguns riscos que apesar de raros incluem: flebites, sangramentos, perfuração, dor abdominal, etc. O principal risco relacionado ao procedimento é o desenvolvimento de uma pancreatite aguda (inflamação do pâncreas), que pode ocorrer em até 7% das vezes. Esta, na maioria das situações, é tratada clinicamente e tem um curso benigno.

A CPRE tem duração aproximada de 30 a 40 minutos mas pode variar bastante a depender da patologia e complexidade do caso. Pode ser realizada em regime ambulatorial (faz o exame e vai para casa) ou de hospital-dia (vai para casa no final do dia), exigindo algumas vezes internações de 24h. Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe (2108-8888 / 2108-8860).

IMPORTANTE: os aparelhos de duodenoscopia são submetidos a rigorosa desinfecção após cada exame, de acordo com as normas técnicas em vigor, sendo preocupação constante de nossa equipe evitar a transmissão de doenças infecciosas.

Para marcar sua CPRE ligue para 2108-8860 e fale com nossa enfermeira que lhe passará todas as informações e orientações para a realização do procedimento.

o contraste é injetado atavés doc ateter dentro dos ductos pancreáticos ou biliares Endoscópio na região do duodeno

Com o contraste nas vias biliares e pancreáticas é possível diagnosticar e tratar diversas doenças bilio-pancreáticas.

Cápsula endoscópica

A cápsula endoscópica tem por objetivo principal avaliar o intestino delgado (local que a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia não conseguem visualizar). É realizada através da ingestão de uma cápsula com aproximadamente 2,5 cm (tamanho de um comprimido grande) que contém em seu interior uma câmera que registra 2 fotos por segundo chegando a registrar cerca de 60.000 fotos durante um único exame. Pode avaliar também as mucosas de esôfago, estômago e duodeno. Existe ainda a cápsula endoscópica para cólon que permite a avaliação colorretal.

O exame é realizado em regime ambulatorial (sem necessidade de internação), ou seja, o paciente ingere a cápsula pela manhã no consultório médico e vai para sua casa com um gravador fixado na sua cintura que armazena as imagens captadas e no final da tarde retorna para retirar o aparelho com as fotos armazenadas para que possam ser avaliadas pelo médico. A cápsula é eliminada normalmente nas fezes sem que seja percebido qualquer desconforto.

Este exame é capaz de avaliar o intestino delgado sendo útil na avaliação de tumores, inflamações, pólipos, sangramentos, mal-formações vasculares, etc. É contra-indicado apenas em pacientes com quadro de obstrução intestinal que pode ocasionar impactação da cápsula no intestino.

A duração do exame é de cerca de 30 minutos no consultório para preparação dos eletrodos, do gravador para registro das imagens e da ingestão da cápsula com água. Após ingerir a cápsula o paciente é liberado para realizar suas atividades habituais diárias e 8 horas depois de ingerí-la retorna a clínica para retirada do gravador de imagens.

É um procedimento altamente eficaz, confortável, não-invasivo e seguro com risco de complicações praticamente nulo. Trata-se de um método diagnóstico extremamente moderno e sofisticado sendo superior aos outros exames que avaliam o intestino delgado (enteroscopia) fazendo diagnósticos extremamente precisos.

Para agendar seu exame ligue para 2108-8860 e fale com nossa enfermeira ou venha pessoalmente ao Ultralitho Centro Médico (Av. Osmar Cunha, 415, Centro, Florianópolis). Você será orientado a trazer seus exames endoscópicos para uma consulta de avaliação com o médico responsável pelo exame antes da realização do mesmo.

Este exame é realizado em parceria com Dr. Artur Parada, médico pioneiro na implantação da cápsula endoscópica no Brasil com vasta experiência neste procedimento.